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Otimização de sites - SEO

Hoje, um site, mesmo sendo muito bom, mas não aparecendo nas pesquisas, perde o maior do seu potencial de negócios, que é ser encontrado pelos internautas. A Boabase oferece consultoria de SEO competente para fazer o seu site despontar nos sites de busca.

O que é Otimização de Sites - SEO

SEO (do inglês, Search Engine Optimization, Acrônimo SEO, traduzido no Brasil como "otimização para sites de busca") é o nome dado ao serviço de otimização/aprimoramento de um site/blog/portal para alcançar um melhor posicionamento no ranking dos sites de busca, como o Google, Yahoo, MSN/Live Search ...

Quando você quer pesquisar determinado conteúdo na internet, seja um produto, serviço, artigo ou local, onde você procura? A maioria das pessoas faz o mesmo, todos acessam o Google, Yahoo, MSN/Live Search, ou até mesmo as redes sociais, como FACEBOOK, GOOGLE+, LINKEDIN... Isso ocorre porque os sites de busca têm se tornado muito eficientes em trazer exatamente o conteúdo desejado.

Para que os sites de busca continuem trazendo sempre o melhor conteúdo para os internautas, um robô visita periodicamente as páginas para as quais é dada permissão, e faz uma classificação, posicionando o site de acordo com o grau de relevância aplicado pelo robô ao seu conteúdo.

A forma como o site é classificado no ranking dos sites de busca, segue um complexo sistema de regras e normas que estão em constante atualização. Para estar inserido da melhor forma possível dentro dessas regras e normas, é que o trabalho de SEO tem um papel determinante, tanto na análise técnica de programação, quanto na organização e compilação do conteúdo, influenciando a alcançar uma boa posição no ranking do google, yahoo, MSN/Live Search, etc.

Vamos resumir aqui alguns tópicos importantes sobre SEO:

Sites de busca e Pesquisa Orgânica

Os sites de busca como Google, Yahoo, MSN/Live Search, e outros, mostram o resultado da pesquisa feita a partir de uma expressão ou "palavra-chave" digitada pelo internauta.

No resultado, aparecem, em primeiro lugar, os anúncios pagos, depois, os locais geográficos cadastrados correspondentes a essa pesquisa, e, no centro da página, os resultados naturais, também chamados pesquisa orgânica, que são as páginas indexadas pelos robôs dos sites de busca, que atendem à pesquisa solicitada.

Esse resultado da pesquisa orgânica é algo fantástico, do ponto de vista de alcançar novos contatos, tráfego para o site, e, acima de tudo, mais negócios e vendas, porque exatamente o público interessado no que é oferecido pelo seu site, é que está vindo visitá-lo.

Isso sem precisar pagar anúncio publicitário para atrair as visitas...

O site de sua empresa bem posicionado nas pesquisas

Muitas vezes uma pesquisa chega a gerar milhões de resultados, porque cada vez mais, empresas e pessoas estão alimentando a internet com novas informações, e surge o questionamento: quem aparece na primeira página? (todos querem aparecer na primeira página).

Essa questão é primordial, porque é o que vai trazer visitantes para o seu site, então vamos entender algumas das implicações que podem ajudar a melhorar a sua posição.

Quem não aparece nas pesquisas

O fato de não aparecer nas pesquisas, pode ser por motivo de o conteúdo do site não estar indexado, ou por não estar sendo competitivo; algumas hipóteses:

  • O site ainda é muito recente, não indexou todo o seu conteúdo ainda
  • A construção do site não é coerente o suficiente para indexar apropriadamente seu conteúdo
  • O conteúdo do site foi indexado corretamente, mas é fraco em relação ao da concorrência
  • A concorrência é muito alta, há a necessidade de mais referências externas para aumentar o page-ranking
  • O site foi penalizado pelo Google por violar regras de consistência.

Quem aparece bem nas pesquisas

Aparecer bem nas pesquisas, significa estar inserido nas primeiras páginas nos sites de buscas. Muitas vezes, quando a concorrência é muito alta, aparecer na primeira página vai exigir um investimento muito alto, enquanto que em uma busca com baixa concorrência, apenas um site bem construído já é suficiente.

Isso não se dá num passe de mágica, é trabalho criterioso e qualificado, podemos apontar alguns fatores determinantes:

  • A idade do domínio de internet conta muito, quanto antes publicar o site, melhor
  • Um site técnicamente bem construído é determinante em classificar bem o conteúdo pelos robôs dos sites de busca
  • A qualidade, coerência e clareza do conteúdo aumentam a taxa de permanência no site e fortalecem sua relevância
  • Links externos aumentam o page-ranking, quanto mais referências positivas, tanto maior a relevância do site
  • Atualização periódica do conteúdo e vigilância quanto às regras dos sites de busca não podem ser esquecidos.

Mais algumas considerações

Um projeto de SEO bem sucedido não pode ser conduzido de forma leviana, uma leitura de alguns artigos na internet sobre o assunto não o tornam um expert; o que estamos descrevendo aqui tem o intuito de mostrar a necessidade de um acompanhamento a longo prazo por profissionais qualificados. Alguns ítens a serem considerados ainda:

Acompanhamento e vigilância constantes

A otimização de sites não consiste em apenas preencher algumas tags de palavras-chave. Há anos atrás, muitos blogueiros, percebendo a facilidade em burlar as regras, então, mais simples, dos sites de busca, usaram de várias técnicas fraudulentas para passarem à frente dos concorrentes no ranking das pesquisas. Isso fez com que os sites de busca aprimorassem em muito os seus algoritmos de análise de conteúdo, e, assim, descartam do ranking tudo o que não está de acordo com as suas regras. Dessa forma, a classificação do ranking tornou-se bem mais justa, penalizando os sites e blogs levianos, mas, penalizando também, os que desconhecem e não atendem a essas regras.

A posição de um site no ranking pode mudar sem ter havido nenhuma alteração no site, por isso, a necessidade de acompanhamento constante.

SEO não é despesa, é investimento

É necessário que se tenha em mente de que o investimento em SEO é diferente do investimento em anúncios. Enquanto o investimento em anúncios tem um tempo de duração curto, o espaço conquistado por um bom trabalho feito em SEO repercute a longo prazo, faz a sua empresa valorizar cada vez mais ao longo do tempo.

Fique por dentro das atualizações e novidades em SEO

As regras de SEO estão sendo atualizadas de acordo com novas tecnologias e comportamentos na internet, é bom manter-se atualizado, estaremos publicando artigos periódicamente em nosso blog: SEO.

Otimização de Sites - SEO e a Boabase

A Boabase conta com uma equipe especializada nas técnicas de SEO, que vem acompanhando toda a evolução ocorrida no mundo WEB nos últimos anos. Nossos desenvolvedores conseguem explicar de forma simples e objetiva como funcionam os sites de busca, e quanto isso pode ser lucrativo para o seu negócio.

Para clientes em Blumenau - SC e região, podemos visitá-lo pessoalmente ou atender em nosso escritório:

Rua João Izidoro Kleis, 395
89053-355 - Blumenau - SC - Brasil
Telefone: +55 47-3327-7870

Para qualquer outra localidade, podemos atender via Skype/email, da mesma forma como se fosse localmente.

Não perca tempo, não deixe a concorrência tomar o seu lugar na internet, aproveite agora mesmo o potencial dessas técnicas, e comprove o quanto o seu negócio pode render mais na WEB, pelo fato de fazer o seu site aparecer nas pesquisas do google, yahoo, MSN/Live Search, etc.


Consulta sobre Otimização de sites - SEO

Consulte-nos sem compromisso, responderemos com prazer da melhor forma com informações que o ajudem a tomar a melhor decisão.